sábado, 24 de novembro de 2012

"What would you do if you knew what I know"

Meu time de "heróis" é para lá de diverso. Nele estão Marx, Trotsky, Rosa Luxemburgo e Gramsci. Nele estão Einstein, Lennon, Sagan e Dawkins. Mas são para mim heróis como os deuses gregos e afrobrasileiros: assumidamente humanos e imperfeitos.

"Olimpo", portanto, onde cabe mais um que, sendo para mim "herói", está longe de ser divindade. Falo de um que não citei acima. Não... Ele não é um militante revolucionário... Foi eleitor tradicional do Partido Republicano, algo para lá de esperado para alguém nascido no interior, filho de agricultores, no estado americano de Iowa. Trata-se de James (Jim) Hansen, o "cientista reservado do meio-oeste", o autor da frase que dá nome a este blog. Eu não concordo com ele quanto às maneiras de equacionar o problema. Mas estou inteiramente de acordo quanto à compreensão da urgência e da importância da crise climática.

Reverencio a honestidade intelectual e científica deste velho pesquisador, a quem tive a honra de ouvir palestrar, sentado na segunda fila de um auditório pequeno e superlotado, em Viena, este ano. Uno-me, humildemente a ele, em uníssono, na pergunta "o que você faria se soubesse o que sei". E uno-me, igualmente, na resposta. E dentro dos meus limites, este blog é a minha resposta, pois é o veículo que encontrei para expor a crise climática e dialogar com vocês. Nesta reverência, divulgo o link para uma palestra de Jim, para mim, emocionante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copo "meio cheio" não salva uma casa em chamas

Alok Sharma, presidente da COP26, teve de conter as lágrimas no anúncio do texto final da Conferência, com recuo em tópicos essenciais "...

Mais populares este mês